Botox

Cirurgia e estética

Informações sobre cirurgia plástica e tratamentos estéticos

O Botox é o tratamento cosmético, talvez, mais comum não invasivo no mundo. A cada ano, são mais de 2 milhões de tratamentos de Botox. Os tratamentos não cirúrgicos cosméticos continuam a aumentar até o 20 por cento em cada ano.

Imagem de botox

O Botox bloqueia os nervos que enviam sinais para os músculos. O músculo injetado não pode contrair, o que provoca relaxamento e amolecimento das rugas.

Ele é usado na maioria das vezes nas linhas da testa, os pés de galinha (linhas ao redor dos olhos) e linhas de expressão. As rugas causadas pelo sol e de gravidade não irám responder ao Botox.

O que é o Botox

O Botox é uma substância química que é derivada da toxina botulínica produzida por um organismo conhecido como Clostridium Botulinum. Este organismo quimicamente purificado em um medicamento injectável, pode ser usado para fins cosméticos, tal como na redução temporária de linhas e rugas na face. Também pode ser injetado em torno das glândulas sudoríparas para reduzir a transpiração excessiva nas axilas e palmas das mãos. A transpiração excessiva é uma condição conhecida como hiperidrose.

Esta substância reduze as rugas por paralisar os músculos faciais que impedem o paciente fazer expressões faciais, como caretas franzindo a testa e que contribuem para o aparecimento de rugas. As injeções de Botox reduzem a transpiração por paralisar as glândulas sudoríparas e, conseqüentemente, reduzem a transpiração. O Botox também é usado por alguns médicos para o controle da dor. Alguns exemplos seriam para aliviar a dor do nervo, dores de cabeça e enxaquecas causadas por espasmos no pescoço.

Quem pode se beneficiar de Botox?

Mulheres com leves a moderadas linhas de expressão na testa, entre os olhos e ao redor da boca podem se beneficiar desses tratamentos com Botox Cosmético. O tratamento pode temporariamente reduzir rugas da pele e pode eliminar o aparecimento de novas linhas na face.

Algumas mulheres afirmam que depois de fazer um tratamento de Botox, as suas relações pessoais melhoraram. A razão é que por paralisar certos músculos faciais, as mulheres que injetam Botox não pode executar movimentos automáticos faciais como testa franzida. Então, essas mulheres parecem mais felizes, relaxadas e descansadas.

As pessoas que estão angustiados pela hidrosis excessiva ou suor, também podem beneficiar das injeções de Botox. A transpiração excessiva das axilas ou palmas das mãos pode ser um problema extremamente embaraçoso e deasagradable. O tratamento com Botox pode corrigir esta situação e, assim, aumentar a auto-estima das pessoas afetadas.

Os efeitos colaterais do Botox

Geralmente, as injecções de Botox são considerados um tratamento seguro, mesmo se isso for verdade, pode causar um certo número de efeitos secundários que devem ser explicadas e compreendidas pelo paciente que deseje submeter a esse tratamento. O Botox, normalmente, não necessitam de um período de recuperação, mas alguns pacientes têm dor localizada e a irritação no local da injeção.

Em alguns pacientes, a injeção de Botox provoca sintomas semelhantes aos da gripe, como dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça. Esses sintomas podem durar vários dias. Geralmente resulta em tratamentos de Botox e podem ser vistos imediatamente e devem durar vários meses. O paciente pode precisar de mais injeções de Botox depois de alguns meses para manter os efeitos obtidos.

Alternativas para o Botox

O Botox é apenas um dos muitos tratamentos cosméticos disponíveis no mercado contra as rugas. Uma alternativa são às injeções de colágeno. Também são populares, mas oferecem resultados diferentes. As injecções de colagénio são compostos de colagénio de carne natural e de outras fontes, tais como tecido humano de doentes obtido a partir de bancos de tecidos.

Os tratamentos de colagénio são úteis para encher as rugas e tecidos que possam ter esvaziado. Os efeitos são também temporários, durando alguns meses, o colagénio é gradualmente absorvida pelo organismo até ser completamente eliminado. As injecções de enchimento de tecido sintético que executam as mesmas funções que as injecções de colagénio não são compostos de substâncias naturais. Apesar de ser mais permanentes, os enchimentos sintéticos são mais propensos a causar irritação para o paciente e que sejam rejeitados pelo corpo humano.

Artigos relacionados com Botox